29 de maio de 2010

Curiosidades


Milena X Nick



Posteriormente, Jacques reaparece, vivo, e Milena descobre que é filha dele, fruto de um caso que sua mãe teve, casando-se com Nicholas e vivendo ambos por contrato, até que ambos se separam. Milena sofreu muito com ele, e agora que ela ficou rica e ele pobre, ela jogará na cara dele sua fortuna e pisará nele, além de tratá-lo com empregado.







Aurelia x Fernando

Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira, apaixonou-se por Fernando Seixas, a quem namorou. Este, porém, desfez a relação, movido pela vontade se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral.
Passado algum tempo, Aurélia, já órfã, recebe uma grande herança do avô e ascende na escala social. Ainda ressentida com o antigo namorado, resolve vingar-se dele. Sabendo que Fernando, ainda solteiro, andava em dificuldades financeiras, resolve comprá-lo para marido. Na época, o Segundo reinado, vigora o regime de casamento dotal, em que o pai da noiva (ou, no caso, ela mesma) deveria dar um dote ao futuro marido.
Assim, através de um procurador, Fernando recebe uma proposta de casamento e a aceita sem saber exatamente com quem se casará - interessa-lhe apenas o dinheiro, cem contos de réis, que vai receber por isso. Ao descobrir que sua noiva é Aurélia, Fernando se sente um felizardo, pois, na verdade, nunca deixara de amá-la. E abre seu coração para ela.
A jovem, porém, na noite de núpcias, deixa claro: "comprou-o" para representar o papel de marido que uma mulher na sua posição social deve ter. Dormirão em quartos separados. Aurélia não só não pretende entregar-se a ele, como aproveita as oportunidades que o cotidiano lhe oferece para criticá-lo com ironia. Durante meses, uma relação conjugal marcada pelas ofensas e o sarcasmo se desenvolve entre os dois.
Fernando, todavia, trabalha e realiza um negócio que lhe permite levantar o dinheiro que devia a Aurélia. Desse modo, propõe-se a retituir-lhe a quantia em troca da separação. Considerando o gesto uma prova da regeneração de Fernando, Aurélia, que nunca deixara de amá-lo, é vencida pelo amor. Ao receber o dinheiro, entrega-lhe a chave de seu quarto e o casamento se consuma, afinal.





Livros: Senhora
Autor: José de Alencar


Não me aprofundei muito explicando a historia da Milena e do Nick porque acho que todos já conhecem, já que passou na novela da Globo “caras e bocas” e com isso quero mostrar da onde os autores da globo se inspiram pra fazer suas novelas, mas claro que é bem mais interessante ler o livro e saber da real historia, não é mesmo ?

4 comentários :

  1. Adorei teu blog viu/ E gostei muito da intertextualidade da novela com o livro, até por que SENHORA é o meu livro favorito do J. Alencar. Você estuda Letras? Estudante de Letras que adora fazer essas comparações. Voltarei mais vezes.

    ResponderExcluir
  2. Não vejo novelas, nem televisão mais por falta de tempo, mas sou louca para ler SENHORA. Lembro quando vi a novela ESSAS MULHERES e me apaixonei por José de Alencar.

    Obrigada por me visitar. Volte sempre! Estou te seguindo. ;-)

    Bjjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi Angela!!

    Que fofo o seu blog.. pocket libro(ate o titulo é bacana!)

    Adorei a relação que vc fez dos personagens!! Realmente a tv imita a literatura...kk .. e vise versa, não é?

    Parceria? Claro o que vc sugere?

    =*

    ResponderExcluir
  4. aah..eu lembro deles na novela.. e ja li senhora, na época de colégio..realmente, é uma história baseada nisso..nunca tinha parada para analisar... faz sentido :) bom.. aproveitando que estou aqui..vou divulgar :P da uma passadinha no meu novo blog e me diz o q achou? :) eu usava o naty.sodre.zip.net, agora nahsodre.wordpress.com..te linkei por la! espero que goste! bjs

    ResponderExcluir