5 de outubro de 2010

Adeus, Lenin!

Good Bye Lenin! Alemanha - 2003
Gênero: Comédia, Drama.
Direção: Wolfgang Becker
Roteiro: Wolfgang Becker, Bernd Lichtenberg
Elenco: Daniel Brühl, Katrin Saß, Maria Simon, Chulpan Khamatova, Florian Lukas, Alexander Beyer, Burghart Klaußner, Michael Gwisdek

Sinopse: Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.

Eu diria que esse filme é inteligente, eu por exemplo ficaria me remoendo e bolando jeitos de falar pra minha mãe que o país dela mudou, e o que ela defendia não existe mais. Já Alexander resolveu 'inventar um mundo' pra mãe dele.
O filme usa o bom humor e deixa uma história que poderia ser um dramalhão, leve e viciante, porque ele se dobra e desdobra pra não deixar a mãe dele perceber nada. Coloca produtos novos nas embalagens antigas, grava programas de tv falsos e quando ela olha na janela ele tem que inventar um monte de coisas. A cena final é maravilhosa, eu achei super criativo o que ele fez.
Como vocês leram ali em cima o filme é Alemão, então nada de atores conhecidos e clichês americanos, esse filme mostra que tem muita coisa boa fora dos EUA.



Um comentário :

  1. Já tinha visto algo sobre esse filme mas não sabia que era comédia! Pensei que fosse algo mais sério... mas se bem que pode ser sério com humor, né? :)
    Gostei da resenha e também do trailer, vou procurar assistir! ^^
    Beijão!
    Gabi, A Bookaholic World

    ResponderExcluir