23 de maio de 2011

Era Uma Vez

Era Uma Vez - 2008 - Brasil

Gênero: Drama
Direção: Breno Silveira
Duração: 117 min.
Elenco: Vitória Frate, Thiago Martins, Luana Schneider, Rocco Pitanga, Paulo César Grande.

Sinopse: Dé mora na favela do Cantagalo, em Ipanema. Filho da empregada doméstica Bernadete e abandonado pelo pai, Dé viu seu irmão Beto ser assassinado por um traficante e seu outro irmão, Carlão, ser exilado da favela pelos bandidos. Decidido a não seguir o caminho do crime, Dé trabalha vendendo cachorro-quente num quiosque da praia. De lá ele observa Nina, filha única de uma família rica que mora na Vieira Souto, rua em frente à praia de Ipanema. Os dois se conhecem na praia e acabam se apaixonando. Porém as diferenças entre seus mundos de origem geram diversas críticas e preconceitos velados.
Esse filme é um tipo ''Romeu e Julieta'' da vida real, é difícil um filme nacional me agradar tanto, e esse é um dos meus favoritos.
O filme mostra a realidade nua e crua, ao que as pessoas são capazes por causa do preconceito, e pode parecer coisa de novela, mas a mensagem que ele passa é que o amor fala mais alto que qualquer diferença.
História sensível e tocante, talvez um pouco chiclê mas não tem como não se envolver e se emocionar com a história dos dois, porque é uma realidade mais próxima da gente, coisa que a gente vê por aí sempre, o preconceito com a classe social e a mania de achar que todo mundo que mora na favela é bandido, que não é honesto...
Um conselho? Tentem ver sem ligar para os clichês nacionais, como os casos de maconha, baile funk no morro e tiroteio e garanto a vocês que vale muito a pena, foi um dos filme que me fez acreditar mais no cinema nacional.
Só uma dica, separem os lencinhos!

12 comentários :

  1. Meu Deeeus! Nem me fale nesse filme! Quando eu assisti, chorei pra caramba!!! Minhas lágrimas ensoparam minha blusa e eu ainda precisei dar um tempo antes de sair do cinema pra me acalmar.
    Sorte que o pessoal ao meu redor também tava na mesma então não foi um mico TÃAAO grande!

    Eu nem me toquei nos clichês pra falar a verdade, de tão bem trabalhados que foram. Cinema nacional ta cada vez melhor. Acho que tenho gostado mais até do que internacional. E olha que eu nunca pensei em dizer isso.

    ótima sugestão de filme!
    só não revejo porque eu vou acabar desidratando de tanto chorar!
    hahahaha!

    ResponderExcluir
  2. eu já disse que livros me atraem pelas capas? esse super me atraiu, vai pra minha booklist *-*

    bjooo

    ResponderExcluir
  3. Oi!!
    Eu não curto muito filme nacional justamente por ter sempre funk, favela etc...
    E esse está na lista dos que não vou ver =/
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Poooxa como eu consigo esses lvros q vc posta aki?

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Eu confesso que tinha mto preconceito com os filmes nacionais, mas ultimamente até que estou me surpreendendo, ontem assisti De Pernas pro Ar, que vc tinha postado aqui, menina dei tanta risada, me diverti mto! Agora gostei dessa dica tbm! Mas sério que a gente chora tanto assim? Caramba, vou locar!

    Beijokas

    Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto de filmes nacionais, mas não assisti esse. Já ouvi críticas positivas antes.

    Beijos!!

    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  7. Fiquei muuuuuuito P da vida quando vi esse filme, kkkkkkkk. Já imaginava quando fui ver, mas nao importa, fiquei boladona u.u OIHAOIAHEAIOUEH. OMG. Rs; Mas ok, é bom *-* bom meeeesmo. Quando sai do cinema depois de ver, sai falando alto com a minha amiga sobre o final dele pra todo mundo ouvir, kkkk .

    Beeeeijos! Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse filme! Assisto pouco aos filmes nacionais, mas já que há críticas positivas, fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  9. ÓTIMA POSTAGEM!!!!
    TEM SELINHO NO BLOG PARA VOCÊ:
    http://amorimortall.blogspot.com/2011/05/selinhos_24.html
    ESPERO QUE GOSTE DO PRESENTE!!!
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  10. Não curto muito filme nacional! =S Confesso que é por puro preconceito... conto nos dedos aqueles que gosto!
    Vou tentar ver esse! Gostei do título...

    bjuss

    ResponderExcluir
  11. Nossa e parece ser otimo, fiquei com muita vontade de ver.

    Bjks
    Ká Guimaraes

    ResponderExcluir
  12. Nunca gostei de filmes nacionais, me parecem vulgar, com uma linguagem baixa.. Mas esse filme! Perfeito..Nos mostra uma triste realidade: o preconceito.Chorei muito com o final.

    ResponderExcluir