6 de agosto de 2011

Capitães da Areia

Acho que todo mundo deve conhecer o livro Capitães da Areia, do Jorge Amado, até porque 90% dos estudantes já fizeram algum trabalho sobre ele. O livro conta a história dos Capitães da Areia, meninos órfãos que moram nas areias da Bahia, vivem do furto, como homens grandes. Esse aliás é um dos pontos altos do livro, você lê e os vê como adultos, e de repente para e pensa, não eles não são adultos, são apenas crianças. O que eles fazem para nós parece uma grande aventura, viver livre, sem regras, mas na realidade não é, é uma vida dura, sofrida, coisa pra gente grande mesmo, não pra crianças. Os Capitães da Areia são um tipo de Robin Hood, para nós leitores eles parecem heróis, em nenhum momento nós os vemos como eles realmente são, ladrões, infratores.
Eu nunca pensei que ia gostar tanto de um livro desses, do tipo considerado velho, livro requerido em vestibular, não é? Pois gostei e me emocionei lendo. É o tipo de livro que te prende, e no final, te deixa com aquele sentimento de quero mais. No final, quando cada um daqueles meninos segue o seu rumo, vai viver sua vida de adulto, vou confessar, me deu um nó no coração, como se eu fizesse parte da história.
Pra quem pensava como eu, que era apenas mais um livro velho e chato, digo que repensem, porque é uma história maravilhosa e envolvente, que vale muito a pena ser lida!

15 comentários :

  1. De fato, capitães de areia é um clássico conhecido por todo estudando do ensino médio. Até leitura obrigatória para vestibular em minha cidade ele já foi. :) É um livro muito bacana mesmo, mas não um dos mais instigantes para mim quando o assunto é:obrasliterárias obrigatórias. HAHAHA Sou super chata quando o assunto é literatura nacional, mas esse livro é uma boa exceção.

    Ótimo post.
    Beijos. :*
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Angela, com certeza este é um dos livros "de vertibular" ou "de escola" como alguns preferem classificar. Mas você mesma viu que, na maioria das vezes, trata-se apenas de trauma das pessoas, pois a maioria desses livros são bons.
    Eu sou um exemplo, no meu primeiro vestibular, não li nenhum livro inteiro, pois acreditava não gostar. Agora, todo ano pego a lista e vou atrás dos livros para ler, de tanto que tenho gostado dessas obras mais clássicas.

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  3. Nossa só eu que não conhecia o livro? D:
    Bom saber que é bastante cobrado em vestibulares, vou ver se leio ele! Aliás, fiquei mesmo curiosa com a sua resenha :)

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  4. Vale a pena mesmo! Jorge Amado é muito BOM!
    precisamos ler mais clássicos! =)

    ResponderExcluir
  5. Eu amo amo amo do fundo do meu coração esse livro. É lindo!!!!
    Eu me emocionei muito com esse livro - o jeito que o Jorge Amado escreve é fascinante.
    Tb fiquei com o coração apertado quando cada menino seguiu sua vida... =`)
    Beijos, adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  6. Eu amo amo amo do fundo do meu coração esse livro. É lindo!!!!
    Eu me emocionei muito com esse livro - o jeito que o Jorge Amado escreve é fascinante.
    Tb fiquei com o coração apertado quando cada menino seguiu sua vida... =`)
    Beijos, adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  7. Já li esse livro, mas só porque a professora pediu UASHUASHUA É bom, mas sei lá, não gostei tanto não. Mas sua resenha ficou boa, gostei :D

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  8. Tenho ele aqui em casa, mas não li :x Sabe qndo o professor indica um livro, a minha primeira reação é passar o mais longe possivel dele kkk'
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  9. Tenho certo preconceito por esses livros clássicos.
    Mas eu nem conhecia a história desse, parece ser até interessante. Acho que merece uma chance.
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Nas escolas aonde estudei não nos foi feito trabalho sobre este livro ou exigida sua leitura, mas achei ele bem interessante. Mostra a realidade de uma das partes do nosso Brasil que nós não vemos. Fiquei interessada pois não gosto muito de livros nacionais, e já que você disse que este não é um destes tipodes velhos e chatos me deixou curiosa.
    beijo!

    ResponderExcluir
  11. Nem vou contar que li Capitães de Areia no século passado...kkkkk
    Confesso que mesmo sendo clássico, não é um dos melhores livros do Jorge Amado a meu ver.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Concordo!
    Na época da escola, eu não era muito fã de leitura, então lia poucos dos livros recomendados. Mas Capitães de Areia e Mar Morto foram um dos poucos que li e gostei muito. Confesso que não lembro mais muito das histórias e até queria relê-los agora, mais velha, apesar de não gostar de reler livros. Quem sabe?

    beijo

    ResponderExcluir
  13. Putz, acredita que eu não conhecia..
    Mas pelo jeito seria um bom livro para se fazer um trabalho, os livros que tive de ler obrigada eram um saco, eu odiava aqueles trabalhos de Português chatíssimos.. haha

    Beeijos
    Jaine - Little Things

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nenhum clássico do Jorge Amado e olha que eu adoro as adaptações desses livro para as telas da tv/cinema. Preciso ler um livro do Jorge Amado.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. é um clássico muito bom. Eu já li e recomendo!
    Aliás, aaaaaaaamo Jorge AMADO!

    BEIJOS...

    ResponderExcluir