23 de dezembro de 2011

O caçador de pipas

Amir, um menino rico, começa a nos mostrar sua historia dês de quando era pequeno e morava em Cabul, no Afeganistão. E ele perdeu a mão assim que nasceu e só tem ao pai, ao qual tem uma relação não muito próxima e assim, procura fazer de tudo para agradar seu baba. Mas ele não vive completamente sozinho, pois tem um melhor amigo, Hassan, filho do empregado da família, que também só vive com o pai.

Ao fazer 12 anos, Amir ganha o campeonato de pipas e assim faz com que seu pai se orgulhe. E Hassan como prova de sua fidelidade a amizade de Amir, vai tentar resgatar a pipa que deu a vitoria a seu amigo, mas se depara com Assef, um garoto que não gosto dele, pois tem preconceito contra sua “raça inferior” odeio essa expressão. Amir sai atrás do amigo e presencia imóvel Hassan ser brutalmente violentado por Assef.


E assim, tomado pela culpa Amir se afasta cada vez mais do amigo, que sempre tentava reconciliar-se. Mas, para Amir, fica tão insuportável a presença de Hassan que ele acusa o amigo de roubo. Mas o amigo acaba confessando algo que não fez. Então Hassan e seu pai, mesmo com as suplicas de Baba, saem da casa onde moraram por anos e se mudam, mas Amir, mesmo com a distância, não consegue ter paz com sua consciência.

Passando um tempo, Baba e Amir são “obrigados” a deixar o Afeganistão e ir para os Estados Unidos. E lá passam a ter uma vida sem os luxos que tinham antes, Baba começa a trabalhar em um posto para sustentar a casa e assim vão vivendo: Ele se casa Baba adoece e acaba morrendo e Amir também se torna um grande autor. Ele e a esposa pensam em adotar uma criança, já que não podem ter filhos...

Mas tudo isso muda com um telefonema, pois de Rahim Khan, melhor amigo de seu pai na época em que viviam no Afeganistão.  Diz que precisa encontrar Amir e com isso , revela que Hassan e sua esposa foram mortos pelo Taliban e seu filho está em algum orfanato. E com isso, Amir encontra uma oportunidade de se redimir dos erros do passado.

Bem, a Ester já havia feito uma resenha sobre este livro, mas eu decidi colocar essa mais completa! E apesar do muito que falei sobre o livro, tentei deixar os segredos mais importantes em oculto para que ao decorrer da leitura vocês possam descobrir mais. O que posso dizer é que se trata de uma comovente historia que pode ate a arrancar algumas lagrimas. E um dos fatos interessantes é que se passa em um mundo totalmente diferente do que estamos habituados, o Afeganistão. Assim, podemos conhecer mais da sua cultura e historia.

17 comentários :

  1. Meu pai tem esse livro e acho que o pegarei para ler em um dia. Eu gostaria de conhecer mais o Afeganistão, como você disse, ele é um lugar totalmente diferente do que estamos acostumudados. Quero ver o que acontecce com o Amir.
    Ótima resenha e feliz Natal! :)
    Beijos ;**

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu só vi o filme e o maior segredo foi revelado, mas de qualquer forma, eu ainda pretendo ler o livro! O filme é muito bom. Beijos,

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Angela!!
    Eu li esse livro e também gostei muito. Mas me acabei de chorar numa parte lá, talvez você saiba qual é...
    Você já leu A Cidade do Sol, do mesmo autor? É muito bom também, eu gostei porque fala da situação da mulher no Afeganistão. Esse livro me tocou muito!
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Ja ouvi falar muito bem deste livro, ams nunca tive oportunidade de ler...

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Nossa, faz tanto tempo que eu li este livro....lembro que foi emocionante, logo em seguida assisti ao filme. É uma bela história, sem dúvida!

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  6. Sou louca de vontade de ler esse livro *.*
    Nunca nem vi o filme, para começar o livro sem informação demais.
    Pois é, um lugar totalmente diferente do nosso habitual. Afeganistão. É realmente muito interessante descobrir um pouco de outras culturas.
    Parece realmente um historia emocionante.
    Ótima resenha.
    BJão Angela!

    -Amigas entre Livros-

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é lindo! O autor sabe como fazer nos apaixonar tanto pelos personagens quanto pela estória. Tanto é que, o outro livro do autor (A cidade do Sol), é ainda melhor que Caçador de Pipas! Sério, passei basicamente o dia todo só lendo o livro. Haha'
    ;]

    Beijos, e feliz natal e ano novo!

    ResponderExcluir
  8. Eu tentei ler esse livro uma vez mas simplesmente não gostei... tanto que abandonei o livro antes mesmo de chegar na página 100! :(
    Eu não entendo porque a história não me conquistou, já que todo mundo fala tão bem dela. Talvez eu tente lê-lo novamente no futuro, quem sabe!

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  9. Há um tempinho atrás, um colega meu me emprestou esse livro, mas eu não consegui terminar :/ Ele pareceu ser ser ótimo, por isso tenho que pegá-lo para continuar ^^

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. esse livro parece ser muito fofo ! e interessante !

    ja to seguindo , da uma olhada no meu blog e segue de volta ?!

    http://garotoonerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Já ouvi tanta gente falando bem desse livro. Eu comprei tem uns anos já e dei de presente para minha mãe. Ela AMOU!
    Tenho muita vontade de ler, quem sabe em breve, né?

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Essa história é fascinante, gosto demais! Li e me apaixonei, é teno, triste, emocionante, angustiante, o tipo de livro que causa vários conflitos quando se ler! Muito bom!

    ResponderExcluir
  13. Já ouvi falar bem deste livro , quero ler ele ! haha

    *Não deixe de participar do meu concurso em parceria com a Perfeitinha (blog) , é só clicar aqui e participar não vai perder hein ? Tem prêmios incriveis lá* Se você já participou , nos ajude a divulgar e/ou ignore o recado.

    Post novo no Moda Amazing , e nós da equipe lhes desejamos um Feliz Natal e um próspero ano novo para você!
    Estamos com vagas para parceiros ok ? Se você aceitar , adoraríamos ser parceiro do seu blog.
    Beijos , Yara :3
    www.amazingmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Angela!
    Parabéns pela resenha! Já li o Caçador de Pipas e é bem melhor que o filme.

    Aproveito para desejar um Natal pleno de luz, paz e amor, e, que esses sentimentos perpetuem-se durante todos os dias do novo ano!

    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Li este livro há mto tempo, mas é um livro q me marcou mto. Foi uma leitura emocionante. Eu adorei!

    Bj.
    www.livrosfilmesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oiiii Angela!!!!
    Sabe que esses dias fui dormir bem tarde e quando fui deitar estava passando o filme desse livro??? Já li o livro e já tinha visto o filme, mas ainda assim fui surpreendida pela história de novo... Aquele Hassan era um amor né??? Me deu um abuso do Amir, hehe... Essa história é triste mas é linda, só que eu gostei mais do Cidade do Sol e tu???
    Acho que vais gostar de Os Fios da Fortuna também... Amo esse tipo de romance!!! Beijãooooooo

    ResponderExcluir
  17. Feliz ano novo Angela!!!!
    Beijãooo e obrigada pelo carinho, pela amizade e pelas visitas!!! Que nesse próximo ano possamos continuar juntas nossa caminhada!!!

    ResponderExcluir