10 de janeiro de 2014

Dicas para blogueiros (Iniciantes)

Não considero o meu blog como um super blog da internet, e nem entre os maiores, mas ele já tem 4 anos e acredito que o PL tem uma bagagem boa. Por isso decidi dar algumas dicas para blogs iniciantes, pois sou uma prova viva de que blogs simples também podem ter seu lugar ao Sol nesse universo da blogosfera. Sendo assim, vou começar a dar dicas do zero, imaginando que você ainda vai criar o blog ou que ele ainda é novinho, com o tempo vou aprofundando as dicas.
Antes de tudo o blogueiro deve ter planejamento, sobre o que você quer falar no blog? (livros/moda/decoração e etc). Depois de ter decidido isso, aconselho que a pessoa visite alguns blogs que falam sobre o assunto e procurar coisas boas, que você poderia usar no seu blog (não copiar, se inspirar) Um exemplo disso são algumas tags fixas que muitos blogs fazem como “Li até a página 100” Acho essa tag muito interessante e ela é um acréscimo a mais no conteúdo do blog.

Depois que você viu algumas coisas inspiradoras que podem ser usadas no seu blog, já é hora de criar uma grade horaria para o blog, em que vai ter que dia vai terá as postagem e sobre o que vai falar nesses dias, eu tenho uma grande +/- fixa e vou mostra para vocês como funciona aqui no PL.


Já faz anos que uso essa grade e só acrescento alguma coisa aos domingos, em que tenho colunas mensais. E esse foi o jeito que encontrei de fazer o blog funcionar. Então sempre recomendo que se faça uma grade para o blog, para que assim fique mais organizado e as postagens fiquem frequentes. Por isso é importante que o blogueiro tenha algumas colunas fixas. Conheço muitos blogs que só tratam exclusivamente de livros, e isso não é um problema, mas o problema é quando você entra nesses blogs e só encontra resenhas e mais resenhas, isso chega a ser cansativo, pois não tem nada a mais. E quando o blogueiro se enrola para terminar de ler um livro e resenhá-lo a tempo de postar, o blog acaba ficando entregue as moscas. Por isso recomendo essas colunas, como (Li até..., Leituras do mês, Lançamentos, Quotes e etc) que ajudam a manter o blog atualizado enquanto aquela resenha não está pronta. Com o tempo você vai conseguir ir criando suas próprias colunas, de acordo com a necessidade que o blog tem.

Uma última dica é, não crie um blog literário sem antes ter uma boa carga de leitura para dar conteúdo ao blog. O ideal é que você já tenha lido pelo menos uns 10 livros, faça as resenhas ao decorrer das leituras e deixe guardadas, quando começar o blog vá soltando-as aos poucos, isso te dará tempo para as próximas leituras e resenhas, pois não conte com uma parceira de uma super editora assim que criar o blog. No começo você terá que andar com as próprias pernas, sem a ajuda de ninguém.


Espero que tenham gostado das dicas iniciais. Dê suas sugestões nos comentários de dicas, experiências ou ate mesmo elogios sobre a nova coluna do blog ;)

24 comentários :

  1. Opa! ótimas dicas!
    Eu até fiz uma programação para organizar as postagens do blog, mas acabei saindo dela durante essas férias e o final do ano \o
    Pretendo retornar em fevereiro rs

    Beijinhos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  2. a organização é muito importante né?
    eu tento me organizar da melhor forma possivel e visitar blogs amigos também é importante
    a dica da tag li ate a página 100 é muito útil!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu sou uma blogueira extremamente desorganizada! #ProntoConfessei Meu blog pessoal é uma coisa que quem acompanha nunca sabe o que vai encontrar, um post falando sobre educação infantil ou música ou livro ou sonhos... eu gosto disso nele.

    Maaaaaaas, no blog coletivo, aqui na blogosfera literária a coisa é mais séria, precisa mesmo de organização, de clareza e de carga de leitura. Na estante a gente tenta manter uma frequência de postagens tipo um dia sim, um dia não com posts sobre filmes, livros, séries e temas culturais... e assim vai... Quero adicionar essa coluna "Li até a página 100" também acho ela mega útil. E blog entregue as traças é tenso.

    Enfim, gostei dessa sua ideia de dicas para blogs, trocar experiencia é ótimo.

    Cheros, Pandora.

    ResponderExcluir
  4. Legal! Eu não tenho uma grade fixa, mas tendo postar resenhas dia de quarta e sábado. Vou ver o que vou fazer depois :)

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bom?
    Adorei as dicas! Realmente, ser organizada é muito importante, né? Imagino que várias pessoas consigam postar ao acaso, mas eu preciso de tudo bem organizadinho haha
    E também acho que é preciso ter lido alguns livros antes de começar um blog, vejo bastante gente que leu bem pouco com blog literário e não é que seja um problema, mas é meio complicado na hora de dar opiniões e tudo o mais, né?

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  6. Oi Angela!
    Adorei as dicas!!! E preciso ser mais organizada no blog... Fora o Essa Semana as outras coisas não tem data... Tento postar resenha todas as terças e quintas, mas se não consigo ler a tempo, acontece isso que você falou!
    Essa coluna "Li até a página 100" é mesmo bem legal! Vou ver se consigo colocá-la no blog.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Adoreiii as dicas!!! Muito boas =)))
    Beeeeijos linda!

    http://makecharme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Angela,

    Muito legal a ideia dessa coluna. Realmente manter um blog atualizado e funcionando não é uma tarefa das mais fáceis. Contudo nada que um pouco de organização não resolva. Certamente esse seu post será de muita utilidade aos que estão começando.

    Abraços,

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gostei dessa ideia de coluna fixa, às vezes fico sem saber o que postar.

    instagram.com/rockcomluxo
    www.rockcomluxo.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Angela! Adorei as dicas. Achei interessante essa ideia da "grade". Tenho o blog há 5 anos e nunca pensei nisso. =)
    Parabéns pelo post. Acredito que ajudará muita gente.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  11. Boa dica! A algum tempo venho pensando em criar essa grade horaria, mas eu sou me de "o que me der na telha". Então, fica complicado seguir...hahahha mas é uma ótima dica para ter uma organização e ter sempre conteudos difrentes no blog! ;)

    Beijo
    http://criandorabiscos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Muito interessante sua coluna!
    Eu não tenho grade de planejamento, vou postando de acordo com minha vontade rs.
    Para blogs iniciantes são super dicas.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Com certeza vai ajudar muita gente :D
    Gatinha estou atualizando o meu canal no youtube com vídeos semanais, visite e e se gostar se inscreva, beijinhos.
    Canal: http://www.youtube.com/user/isabelyrogrigues
    Blog: http://fasesdegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Super válidas as sugestões, achei muito boas as dicas e bem úteis!
    Já pensei em fazer um planejamento para manter as postagens mais frequentes, mas no momento está complicado pra mim manter uma grade.
    Bom fim de semana, beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi, eu adorei as dicas. Acho legal quando alguém que tem mais experiência ensina aos que não tem.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá Angela,

    Gostei muito do post...achei bem legal as dicas e sei que vão ajudar bastante a muitos....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Gostei dessas dicas até porque meu blog é novo, eu também tenho que fazer uma tabela para o meu blog.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ângela, ótimas dicas!!!
    E o importante, tem que amar blogar...porque no fundo ter um blog é como um segundo trabalho e não remunerado :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi Angela!
    Adorei essas dicas!
    Venho há meses tentando criar uma tabela de organização pro meu blog, mas sempre desanimo ou acabo esquecendo. Mas hoje mesmo estava pensando, que sem uma tabela eu vou acabar ficando sem postar nada durante as aulas. Bom, bora agilizar né? haha.

    Um beijão!
    http://obsessivejerk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi,
    Ótimas dicas.Eu também meio que tenho uma grade do meu blog, e gostei bastante da sua, é bom saber que tem uma organização com o seu blog.
    Obs.:Adorei a visita no meu blog, estou seguindo o seu cantinho também.
    Beijos *Babi*(diquinhasdababinha.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  21. Nooooossa, que dica boa, encontrei um ótimo blog!!!

    Cosplay Perfeito e Kawaii

    ResponderExcluir
  22. Achei suas dicas ótimas e elas foram o meu passo a passo durante o começo. Agora, depois de dois anos, percebo que a mais importante é andar com as próprias pernas, independente de parceria. Só fui começar a ser 'vista' com quase um ano de blog e até, li meus livros mesmo de compras e trocas. O importante era, e ainda é, dividir com os leitores minhas impressões!!

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  23. Adorei as dicas! Comecei meu blog agora e sentia necessidade de alguma coisa. Agora descobri que é uma grade horaria hahaha. Muito útil mesmo. Gostei do blog, vou voltar aqui sempre.
    Beijos,
    ameler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir