13 de outubro de 2014

Filmes |•| Faroeste Caboclo

Olá!
Ultimamente ando meio sem tempo, comecei um estágio e ainda estou tentando organizar o tempo pra conseguir atualizar meu blog e ainda fazer essa coluna pra vocês. No dia 11 completou-se 18 anos da morte de  Renato Russo. Pensando nisso, resolvi postar essa resenha que já estava prontíssima há muito tempo. E também porque o tempo estava bem apertado pra escrever outra. Enfim, espero que gostem!

Direção: René Sampaio
Gênero: Drama
Duração: 1h4min
Classificação Indicativa: 16 anos
João (Fabrício Boliveira) deixa Santo Cristo em busca de uma vida melhor em Brasília. Ele quer deixar o passado repleto de tragédias para trás. Lá, conta com o apoio do primo e traficante Pablo (César Troncoso), com quem passa a trabalhar. Já conhecido como João de Santo Cristo, o jovem se envolve com o tráfico de drogas, ao mesmo tempo em que mantém um emprego como carpinteiro. Em meio a tudo isso, conhece a bela e inquieta Maria Lúcia (Ísis Valverde), filha de um senador (Marcos Paulo), por quem se apaixona loucamente. Os dois começam uma relação marcada pela paixão e pelo romance, mas logo João se verá em meio a uma guerra com o playboy e traficante Jeremias (Felipe Abib), que coloca tudo a perder.

Quantas músicas têm história o suficiente para inspirar um filme? 

Inspirado pela canção homônima de Renato Russo, Faroeste Caboclo relata a vida de João desde sua infância pobre e cheia de tragédias até sua transformação em um traficante destemido e com vida em risco. 
Não sei se pela voz do Renato, ou por dispensar tudo que é violento e bruto, nunca interpretei Faroeste Caboclo como uma canção sobre vingança, tráfico e vida errante, mas sim como uma canção retratando a vida de um homem que - cansado de falsas promessas - só quer uma vida melhor e opta pelo caminho mais fácil.
O filme apenas faz algumas referências à música, não foi muito fiel e não colou a desculpa que a adaptação sempre perde detalhes. Muita coisa foi adaptada sem razão aparente. Convenhamos, o enredo estava basicamente pronto, era só enriquecer uma estrofe e outras e já tinha duração o suficiente. 
Os atores conseguiram segurar a barra como os personagens mais aclamados dos anos 80 e de muitos fãs da Legião. Fabrício Boliveira e Felipe Abib conseguiram claramente honrar o João de Santo Cristo e Jeremias, respectivamente. Já a Ísis Valverde me deixou meio confusa, nunca consegui criar uma "vida" para Maria Lúcia e continuo não conseguindo. 
O cenário foi o grande acerto da produção, foi bem fiel a realidade da época retratada. A trilha sonora também ajudou bastante para que isso fosse possível. 
E num ônibus entrou no Planalto Central
E então o Jeremias pra um duelo ele chamou
Amanhã às duas horas na Ceilândia
Em frente ao lote 14, é pra lá que eu vou
Fez amigos, frequentava a Asa Norte
E ia pra festa de rock, pra se libertar
Maria Lúcia era uma menina linda
E o coração dele pra ela o Santo Cristo prometeu

Agora é a vez de Eduardo e Monica

Depois do sucesso de Faroeste Caboclo, é a vez de outra canção do Renato com potencial para adaptação ir para as telonas: Eduardo e Monica. O diretor é o mesmo, porém ainda não se sabe nada sobre o elenco. As filmagens, provavelmente, terão início no segundo semestre de 2015, e o lançamento está previsto para o ano seguinte (2016). 
"É uma história de amor, mas não será uma comédia romântica. Queremos que o filme tenha a cara do Renato, que ele se orgulhasse da obra. Não faremos um videoclipe. É outro projeto" 
- Produtora Bianca de Felippes em entrevista ao jornal "O Globo".
 Espero que dessa vez seja mais fiel à canção, e acho SIM que poderia ser feito uma comédia romântica, pois, pelo menos pra mim, a música fala sobre um amor cômico. Agora é só aguardar. 

12 comentários :

  1. Esse filme parece ser otimo!
    Esta na minha lista!!
    Bjs
    www.garotadebotas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ludmilla,
    Não assistir Faroeste Cabloco mas AMO essa música!! <3
    Vi alguns comentários não tão positivos também sobre a obra, mas espero assisti-la para tirar minhas conclusões.
    Enfim, não sabia que Eduardo e Monica vararia um longa, mas já estou apaixonada! Tomara que fiquei fiel e maravilhoso!!
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Lud!!
    Sou uma grande fã de Renato, e por incrível que pareça, amei o filme Faroeste Caboclo. Porém, uma amiga psicóloga, antes mesmo de eu assistir, me deu um conselho: "assista tendo em mente que é uma adaptação, que eles humanizaram Santo Cristo e Jeremias, e quando se humaniza personagens que fizeram nossa cabeça na adolescencia, o resultado é frustrante". E por isso já fui preparada rsrs. Aproveitei ao máximo, me arrepie com as cenas que seguiram a risca a letra da música, e apreciei as que não seguiram.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. poxa, eu ainda não vi esse filme, mas a música que embala é linda! Quanto tempo sem Renato!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Sabe que vi muita gente que, assim como você, achou a adaptação fraca? Mas eu gostei muito! A trilha sonora é incrível mesmo. Estou ansiosa para o lançamento de Eduardo e Mônica!!

    Beijo,
    http://www.pitadadecultura.com/

    ResponderExcluir
  6. Ainda não assisti esse filme, mas sei lá, acho que não despertou em mim essa vontade de ver.
    Além do que ele teve muitas críticas negativas...

    Beijos
    ooutroladoraposa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie Ludmila =)

    Ainda não consegui assistir a esse filme, mas de verdade eu acho meio complicado adaptar uma música tão complexa para as telonas rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  8. Justamente por eles terem "enfeitado demais" e não terem sido fieis eu acabei evitando ver o filme e não o fiz até agora. Acabei ficando com medo, porque é umas das minhas canções preferidas do Legião e não quero que isso fique em minha mente. Também nunca consegui imaginar a Maria Lúcia rs

    Beijo,
    Larissa

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
  9. Cool :) http://maurycyy.blogspot.com/
    xoxo

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei do filme, apesar de estranhar algumas cenas... é que a gente mentaliza e imagina a música de um determinado jeito que nem sempre fecha com o que é reproduzido.

    ResponderExcluir
  11. Assisti no cine e adorei!!!

    http://isabellalessa.com/

    ResponderExcluir